quinta-feira, 29 de maio de 2008

Roma

Origem de Roma:
Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados no rio Tibre, na
Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam a cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria Roma.

Origens de Roma:
Segundo historiadores, Roma surgiu apartir da habitaçao de três tipos de povos que foram habitar a regiao da Peísula Itálica,gregos, etruscos e italiotas, juntos desenvolveram na cidade uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. Nesta época a política era formada por patrícios ( nobres proprietarios de terra) e pebleus (artesaos comerciantes e pequenos proprietarios). O sistema político era a Monarquia, pois o governador era um Patrício. Neste período era adotado a religiao politeista, pois adoravam deuses semelhantes aos dos gregos, só que com nomes diferentes.

República Romana (509 a.C. a 27 a.C)
Durante o período republicano, o senado Romano ganhou grande poder político. Os senadores, de origem patrícia, cuidavam das finanças públicas, da administração e da política externa. As atividades executivas eram exercidas pelos cônsules e pelos tribunos da plebe.
A criação dos tribunos da plebe está ligada às lutas dos plebeus por uma maior participação política e melhores condições de vida.
Em 367 a.C, foi aprovada a Lei Licínia, que garantia a participação dos plebeus no Consulado (dois cônsules eram eleitos: um patrício e um plebeu). Esta lei também acabou com a escravidão por dívidas, so que essa lei somente era válida para cidadaos romanos.

Formaçao e expançao do Imperio:
Após a conquista de toda a penísula Itálica, os romanos foram a conquista de novos territórios, como estavam com um exercito bem preparado e muitos recursos, venceram os Cartagineses nas guerras Púnicas. Esta vitória foi muito importante, pois garantiu a supremacia romana no Mar Mediterrâneo. Os romanos passaram a chamar o Mediterrâneo de Mare Nostrum. Após dominar Cartago, Roma ampliou suas conquistas, dominando a
Grécia, o Egito, a Macedônia, a Gália, a Germânia, a Trácia, a Síria e a Palestina.
Com as conquistas, a vida e a estrutura de Roma passaram por significativas mudanças. O império romano passou a ser muito mais comercial do que agrário. Povos conquistados foram escravizados ou passaram a pagar impostos para o império. As províncias (regiões controladas por Roma) renderam grandes recursos para Roma. A capital do Império Romano enriqueceu e a vida dos romanos mudou.
Principais imperadores romanos : Augusto (27 a.C. - 14 d.C), Tibério (14-37), Caligula (37-41), Nero (54-68), Marco Aurelio (161-180), Comodus (180-192).

Crise e Decadência do Imperio Romano: Por volta do seculo III, o Império Romano passava por uma enorme crise economica e politica. Com o gasto desnecessario com o luxo e com corrupçao dentro do governo do mesmo, deixaram de investir no exército Romano. Com a diminuiçao de conquista de territorios, diminuiram escravos fazendo com o que diminuissem a produçao agricula, assim diminuia os impostos originado das províncias. Com crise e com o exército enfraquecido, as fronteiras ficavam a cada dia mais desprotegidas, e soldados sem receber seus devidos salarios,eles nao cumpriam suas obrigações militares.
Os Germanicos chamados de BÁRBAROS pelos romanos, estavam forçando a penetraçao pelas fronteiras do norte do Império. Em 395 o Imperador Teodósio decide dividir o Império em dois, sendo assim, Império romano do Ocidente com capital em Roma e Império Romano do Oriente com capital em Constantinopla.
Em 476 Chega o fim do Império Romano do Ocidente, após a invasao de diversos povos bárbaros entre eles, visigodos, vândalos, burgúndios, suevos, saxões, ostrogodos, hunos etc. Era o fim da Antiguidade e início de uma nova época chamada de Idade Média.

Nenhum comentário: